ABELARDO JUREMA


ABELARDO JUREMA, morreu aos 84 anos - Senador e deputado federal paraibano, ministro da Justiça no governo João Goulart. Falecido no dia 9 de fevereiro de 1999, de insuficiência respiratória, em João Pessoa, na Paraíba.

AFONSO PENNA


AFONSO PENNA – faleceu no dia 19 de junho de 1908. Foi presidente tendo dedicado seu mandato as grandes obras sociais que o Brasil necessitava, não chegou a terminar o seu mandato. Foi considerado o homem do século XX. Na sua gestão o país atravessou momentos difíceis, com as várias epidemias de febre amarela e a peste bubônica.

ALADINO ASTUTO

ALADINO ASTUTO, 87 anos - juiz de basquete , "Enérgico como um magistrado, preciso como a balança da Justiça". Era o lema do juiz Aladino Astuto, o primeiro brasileiro a integrar os quadros da Federação Internacional de Basquete, da qual era árbitro internacional honorário. Formado pela Federação Metropolitana em 1933, apitou mais de seis mil partidas até 1962. Fora do espore, era industriário das Linhas Corrente.

ÁLVARO VALLE

ÁLVARO VALLE, 65 anos - Diplomata de carreira, o ex-deputado federal era presidente nacional do Partido Liberal (PL), legenda que fundou em 1985. Álvaro Valle morreu de câncer em janeiro de 2000 no Rio de Janeiro.

ANÉSIA PINHEIRO MACHADO


ANÉSIA PINHEIRO MACHADO, 95 anos - Aviadora paulista, pioneira da aviação mundial. Em 1954 foi proclamada pela Federação Aeronáutica Internacional decana mundial da aviação feminina, por ser a detentora do brevê mais antigo do mundo ainda em atividade de vôo. Anésia foi a primeira a realizar um vôo interestadual - do Rio de Janeiro a São Paulo - em 1922, morreu no hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, (RJ) no dia 10 de junho de 1999.

ANTÔNIO CALLADO


ANTÔNIO CALLADO – Jornalista, Romancista, contista, dramaturgo, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras ) eleito em 1994. Começou jovem a carreira jornalística aos 20 anos, no jornal Correio da Manhã. Formado em direito, mudou-se em 1941 para Londres, onde trabalhou na BBC. De volta ao Brasil em 1947 publicou seu primeiro romance, Assunção de Salviano (1954). De sua obra destacam-se A Madona de Cedro (1957); Quarup (1967), levada ao cinema por Ruy Guerra; Bar Don Juan (1971); Reflexos do Baile (1976), considerada sua obra-prima; Sempreviva (1981); e Concerto Carioca (1985). Em 1968 fez a cobertura da Guerra do Vietnã, como correspondente do Jornal do Brasil, e foi o único jornalista sul-americano a visitar Hanói, capital do Vietnã do Norte. Faleceu de câncer na próstata, em 28 de janeiro de 1997 no Rio de Janeiro (RJ).

ANTÔNIO CARLOS MURICY


ANTÔNIO CARLOS MURICY, general, 93 - Uma das figuras principais do movimento político-militar de 1964, o general Antônio Carlos da Silva Muricy foi um dos signatários do "Manifesto dos coronéis", em 1954, contra a proposta do ministro do Trabalho, João Goulart, de aumento do salário mínimo em 100%. O manifesto provocou a exoneração, pelo presidente Getúlio Vargas, de Goulart e do ministro da Guerra (Exército), Ciro do Espírito Santo Cardoso. Entre os signatários estavam nomes que se destacaram a partir de 1964, como Amauri Kruel, Jurandir de Bizarria Maroede, Siseno Sarmento, Golbery do Couto e Silva, Sílvio Frota e Eduardo D'Ávila Meio.

ANTÔNIO EVARISTO DE MORAES FILHO


ANTÔNIO EVARISTO DE MORAES FILHO - Um dos maiores advogados criminalistas do país. Em mais de três décadas de profissão ficou conhecido por causas e clientes polêmicos, como o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Durante o Regime Militar defendeu gratuitamente presos políticos. Faleceu em 28 de março de 1997, de leucemia, no Rio de Janeiro (RJ).

ANTÔNIO HOUAISS


ANTÔNIO HOUAISS, 83 anos - Filólogo e crítico literário carioca, um dos maiores estudiosos da língua portuguesa no Brasil. Era membro da Academia Brasileira de Letras. Foi diplomata cassado durante a ditadura militar de 1964. Entre 1992 e 1993, ocupou o cargo de ministro da Cultura no governo Itamar Franco. Nos últimos tempos dedicava-se à organização do Dicionário Geral da Língua Portuguesa de Âmbito Lusofônico, sobre a unificação dos países de língua portuguesa. Morre no dia 7 de março de 1999, de falência múltipla de órgãos, no Rio de Janeiro
Apitou o primeiro jogo dos Harlem Globetrotters no Brasil, em 1951, contra o Grajaú, e o jogo Sírio e Libanês x All Stars (também dos Estados Unidos). Foi eleito melhor juiz do Campeonato Sul-Americano de 1955, em Assunção, e melhor do Brasil em 1958, o que considerava a maior emoção da carreira.

AUGUSTO DOS ANJOS


AUGUSTO DOS ANJOS - Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, (1884-1914), poeta brasileiro. Formado em direito em 1906, foi ainda professor e promotor público até a morte precoce, causada por doença nos pulmões. Em 1912 publicou seu único e grande livro, Eu e Outras Poesias. Augusto dos Anjos é um caso particular na literatura brasileira: embora considerado pré-modernista, sua obra se enquadra melhor no simbolismo. Foram muitas e importantes as influências que recebeu, tanto literárias quanto científicas e filosóficas, dada a época em que viveu, facilmente perceptíveis no seu vocabulário, resultando numa poesia de conteúdo metafísico e de denúncia da injustiça social. Pessimismo, angústia, desânimo e vocação para a morte, além do rigor da forma, da pesquisa de palavras e da construção de imagens metafóricas são outras características importantes da sua obra singular.

AURÉLIO


AURÉLIO - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, (1910-89), lexicógrafo, filólogo e escritor brasileiro. Nasceu em Alagoas, mas se formou em Direito pela Faculdade de Recife. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1938. Professor de português do colégio Pedro 11 e do Instituto Rio Branco, conferencista e membro da Academia Brasileira de Letras, pertencia também à Academia Brasileira de Filologia e à Associação Brasileira de Escritores. Entre suas obras, relacionam-se: Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Roteiro Literário do Brasil e Portugal, Território Lírico (ensaios), Dois Mundos (contos) e Novo Dicionário da Língua Portuguesa.

AYMORÉ MOREIRA


AYMORÉ MOREIRA, 86 anos - Ex-treinador de futebol, dirigiu a seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1962. Treinou várias das grandes equipes brasileiras, além de times portugueses e gregos. Morreu em 26 de julho de 1998, de falência múltipla dos órgãos, em Salvador (BA).

BADGER DA SILVEIRA

BADGER DA SILVEIRA, 83 anos - Ex-governador do Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, de 1962 a 1964. Foi cassado pelo regime militar. No dia 9 de maio de 1999, ele morreu de problemas cardíacos, no Rio de Janeiro.

BEN HUR BATALHA

BEN HUR BATALHA - Ben Hur Luttembarck Batalha, 56 anos . Engenheiro químico e sanitarista, morreu no dia 2 de maio de 2000 em São Paulo. Foi titular da antiga Secretaria Especial de Meio Ambiente, que precedeu o Ministério do Meio Ambiente. Ben Hur Batalha também trabalhou na Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), foi presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado do Amazonas, assessor de meio ambiente do Ministério das Minas e Energia, secretário-executivo do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e consultor de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Banco lnteramericano de Desenvolvimento (BID). Ocupou o cargo de assessor na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Escreveu diversos livros, glossários, agendas, ensaios, sempre procurando aproximar engenheiros e técnicos das questões ambientais e apontar as potencialidades do desenvolvimento sustentável. Ben Hur Batalha foi vítima das longas filas de espera para transplante de rim .

BENJAMIN CONSTANT


BENJAMIN CONSTANT - Benjamin Constant Botelho de Magalhães – Nasceu em 1836 e morreu em 1891, político brasileiro. Engenheiro militar, foi uma das figuras mais eminentes dos primórdios da República, da qual é considerado "fundador". No primeiro governo provisório foi ministro da Guerra e da Instrução, ocasião em que se distinguiu por promover uma reforma educacional de cunho positivista, sobretudo em instituições como o Instituto dos Cegos e o Colégio Pedro 11, no Rio de Janeiro.

BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO



BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO, 97 anos - Poetisa paulista, autora de Parabéns a Você, versão brasileira do clássico norte-americano Happy Birthday to You. Em 1941 ela venceu um concurso da Rádio Nacional para traduzir a letra para o português. Faleceu em Jacareí (SP), no dia 16 de agosto de 1999, de broncopneumonia.

BETINHO


BETINHO, Herbert de Souza - Sociólogo, liderou inúmeras campanhas contra a fome, a miséria, o desemprego e a violência. Betinho era hemofílico e portador do vírus da Aids. Ao seu velório, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, compareceram políticos, sem-terra, meninos de rua e personalidades. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas em Itatiaia (RJ). No dia 9 de agosto de 1997, ele morreu de insuficiência hepática, decorrente de uma hepatite C contraída em transfusões de sangue, no Rio de Janeiro (RJ).

BEZERRA DE MENEZES


BEZERRA DE MENEZES – 69 anos, Adolpho Bezerra de Menezes, médico e político de prestígio do Partido Liberal, no antigo regime monárquico. Formou-se em Medicina no Rio e foi eleito várias vezes vereador e presidente da Câmara Municipal. Foi ainda deputado federal pelo município neutro (então Distrito Federal), sendo mesmo apontado como chefe do Partido Liberal após a morte do Dr. Dias da Cruz. Mas, com a queda da monarquia, abandonou a política e dedicou-se à caridade pública, ocupando-se de corpo e alma a profissão de médico. Muitos foram os amigos que teve, no seu tempo de prestígio político, mas morreu muito pobre após longa enfermidade e apenas rodeado do grupo de amigos que nunca o abandonaram". Sempre lembrado e conhecido como líder espiritista e imagem caritativa entre os pobres de todo o Brasil. Havendo se convertido ao espiritismo em 1886, foi líder e fundador de inúmeros centros de estudos e prática da doutrina de Allan Kardec, foi presidente da Federação Espírita Brasileira, em 1889 e posteriormente entre 1895/1900. Nasceu em Riacho do Sangue no Ceará, em 1831, e morreu no Rio de janeiro no dia 11 de março de 1900.

BIDU SAYÃO


BIDU SAYÃO, 94 anos - Cantora lírica carioca, Balduína de Oliveira Sayão vivia nos Estados Unidos desde o final dos anos 30. Ficou famosa por suas interpretações emocionadas. Entre os papéis que desempenhou destacam-se Mimi, da ópera La Bohème, de Puccini, e Susanna, de As Bodas de Fígaro, de Mozart. Foi soprano do Metropolitan Opera House entre 1937 e 1952 e integrante da Orquestra Filarmônica de Nova York. Em 1995, a cantora desfilou como homenageada da escola de samba Beija-Flor, do Rio de Janeiro. Morreu em 12 março de 1999, de pneumonia, no EUA.

BLOTA JÚNIOR



BLOTA JÚNIOR, 79 anos - Jornalista paulista, um dos mais importantes apresentadores da TV nos anos 50 e 60. Trabalhou durante 33 anos na TV Record, apresentando programas como Esta Noite se Improvisa, Alianças para o Sucesso e Festival da Velha Guarda. Um de seus últimos trabalhos na TV foi no programa Gente que Brilha, exibido pelo SBT até 1997. Em 22 de dezembro, morreu de insuficiência respiratória, na cidade de São Paulo (SP).

BOLINHA


BOLINHA, Edson Cury, 62 anos - Apresentador de TV que, durante 30 anos, comandou o programa Clube do Bolinha, na TV Bandeirantes. Faleceu em 1º de julho de 1998, de câncer, em São Paulo (SP).

BRANDÃO FILHO


BRANDÃO FILHO, Moacyr Augusto Soares Brandão, 88 anos - Ator e comediante que ao longo de 70 anos de carreira trabalhou em rádio, cinema, teatro e nos principais programas humorísticos da televisão brasileira. Ficou célebre como o Primo Pobre, personagem do programa Balança Mas Não Cai. Faleceu em 22 de março de 1998, de câncer, no Rio de Janeiro (RJ).

BURLE-MARX


BURLE-MARX, Roberto Burle-Marx – Arquiteto e paisagista, (1 909-1994). Realizou o seu primeiro jardim, em 1933, para um projeto residencial de Lúcio Costa e, em 1937, fez o seu trabalho de maior projeção para o Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, marco da moderna arquitetura brasileira. São seus os jardins do Ibirapuera, em São Paulo, do Aterro do Flamengo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Brasília. Tornou-se renome internacional pelas inúmeras obras de urbanismo. Seus projetos ficaram marcados por usarem várias espécieis raras e em extinção.

CÂMARA CASCUDO


CÂMARA CASCUDO - Luís da Câmara Cascudo, folclorista, historiador, etnógrafo, professor e escritor brasileiro. Nasceu em 1898 em Natal (RN) e, depois de diplomado pela Faculdade de Direito de Recife (1928), tornou-se professor de direito, etnografia e história de várias instituições do Rio Grande do Norte. É autor de mais de uma centena de publicações, muitas das quais consideradas consulta obrigatória para estudiosos. Entre elas, Antologia do Folclore Brasileiro (1944), Literatura Oral (1952) e Dicionário do Folclore Brasileiro (1956). Foi o primeiro diretor do Instituto de Etnografia da Universidade do Rio Grande do Norte, que hoje leva o seu nome. Morreu em 1986.

CAPIBA


CAPIBA, Lourenço Barbosa da Fonseca - Músico e compositor, foi um dos grandes nomes da música brasileira, com destaque no frevo. Nascido em 1904 na zona do Agreste, em Pernambuco, filho do orquestrador e professor de música Severino Atanásio de Souza Barbosa, ele foi músico desde criança, apresentando-se em festas e saraus ao piano. Não se prendeu a um único gênero de música, e, no início dos anos 30, fundou a Jazz Band Acadêmica, integrada por estudantes. Ao longo da vida, compôs valsas, serestas, guarânias e frevos. Desde 1934, se apresentava com grande sucesso nos carnavais. Morreu em 31 de dezembro de 1997, de falência múltipla de órgãos, em Recife (PE).

CARLOS CACHAÇA


CARLOS CACHAÇA, 97 anos - O sambista carioca, compositor e fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Carlos Moreira de Castro foi o principal parceiro de Cartola e compôs sambas como Não Quero Mais Amar a Ninguém e Alvorada no Morro.” foi considerado “O menestrel” Morreu no dia 17 de agosto de 1999 no Rio de Janeiro de pneumonia

CÉLIA BIAR



CÉLIA BIAR, 81 anos - Atriz paulista de grande sucesso no teatro, cinema e televisão, trabalhou em novelas como Estúpido Cupido, Brega e Chique e Torre de Babel, na Rede Globo. Desde setembro estava internada por causa de um câncer no pulmão. Morreu no dia 6 de novembro de 1999, de câncer, em São Paulo (SP).

CHATEAUBRIAND


CHATEAUBRIAND- Francisco de Assis Chateaubriand - (1891-1968), jornalista, empresário e político paraibano. Figura de grande influência no cenário político nacional durante a primeira metade do século, Assis Chateaubriand revolucionou os meios de comunicação do país, através dos Diários Associados, rede de periódicos espalhados por várias capitais do país, e da revista O Cruzeiro, um êxito editorial absoluto durante décadas. Seu pioneirismo deu ao Brasil a primeira emissora de televisão do hemisfério Sul, a TV Tupi. Entre seus grandiosos empreendimentos está o MASP, museu de arte que reúne obras dos principais pintores modernos, como Picasso, Gauguin e Matisse. Foi senador da República e embaixador em Londres.

CHICO SCIENCE


CHICO SCIENCE, Francisco de Assis França - Compositor e vocalista, líder da banda Chico Science & Nação Zumbi. Criador do chamado mangue beat, gênero musical que mistura ritmos como maracatu, repente e cantiga de roda ao rock, rap e dance music. Com sua banda lançou os discos Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), que venderam 130 mil cópias. Chegou ao quinto lugar das paradas na categoria world music na Europa. Morreu 2 de fevereiro de 1997, vítima de um acidente automobilístico na estrada que liga Recife a Olinda (PE).

CLÁUDIO

CLÁUDIO - Cláudio Cristóvão de Pinho, 77 anos , ex-jogador maior artilheiro do Corinthians, Cláudio atuou no time entre 1945 e 1957 e marcou 295 gols em 583 partidas. Começou no Santos. Transferiu-se para o Palestra Itália e em 1942 marcou o primeiro gol do time com o novo nome, Palmeiras. Jogou também pelo São Paulo. Foi um dos poucos a jogar nos quatro principais clubes paulistas. Morreu no dia 3 de maio de 2000, de enfarte, em Santos, cidade em que nasceu e morou. Foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica., Santos SP.

CLÁUDIO VILLAS BOAS


CLÁUDIO VILLAS BOAS, 82 anos - Sertanista que, com seus irmãos Leonardo e Orlando percorreu o interior do Brasil a partir da década de 40. Juntos estabeleceram o primeiro contato com várias tribos indígenas. Ajudou a criar o Parque Indígena do Xingu e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Morreu em 1º de março de 1998, de enfarto, em São Paulo (SP).

CONSUELO LEANDRO



CONSUELO LEANDRO, 67 anos – Uma das maiores comediante do Brasil. Sua personagem mais conhecida era Cremilda, que tinha o bordão "meu marido Oscar", idealizada na década de 60 para o programa Praça da Alegria, hoje exibido pelo SBT. Faleceu em 5 julho de 1999, de falência múltipla dos órgãos, em São Paulo (SP).

D.PEDRO II

D.PEDRO II, Pedro de Alcântara Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocárdio Miguel Rafael Gonzaga de Bragança, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 2 de Dezembro de 1825. Tornou-se Imperador aos 5 anos. Foi a alavanca do Brasil em direção ao mundo desenvolvido.

DARCY RIBEIRO


DARCY RIBEIRO - Antropólogo, professor e escritor mestre na arte da cultura. Senador da República eleito em 1990 e membro da Academia Brasileira de Letras. Ministro da Educação durante o governo João Goulart, fundou, em 1961, a Universidade de Brasília (UnB) e foi seu primeiro reitor. Cassado pelo Regime Militar, exilou-se no Uruguai. Em 1982 foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro, na chapa liderada por Leonel Brizola. Foi o relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, aprovada em 1996. Autor de extensa obra antropológica dedicou-se principalmente ao estudo dos índios. Entre seus livros destacam-se Religião e Mitologia Kadiwéu, A Utopia Selvagem, Os Índios e a Civilização, O Povo Brasileiro e Diários Índios. Morreu de câncer em Brasília (DF) no dia 17 de fevereiro de 1997.

DI CAVALCANTI


DI CAVALCANTI - Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, Nasceu em 1897 e morreu em 1976, pintor brasileiro. Um dos primeiros artistas brasileiros a se decidir por uma linguagem plástica nacional, celebrizou-se pelas telas em que mostra a mulata. Participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922. Em 1953, dividiu com Alfredo Volpi o prêmio de melhor pintor brasileiro da 1I Bienal de São Paulo. Uma de suas obras “Cinco Moças de Guaratinguetá”, 1930, óleo s/tela de Di Cavalcanti (MASP). Tendo sido influenciado por expoentes da pintura européia como Picasso e Matisse, Di Cavalcanti jamais deixou de apresentar em suas obras um teor marcadamente brasileiro.

DIAS GOMES


DIAS GOMES , Alfredo de Freitas Dias Gomes, 76 anos - Escritor e dramaturgo baiano. Autor da peça O Pagador de Promessas (1959), ganhou popularidade escrevendo novelas como O Bem-Amado (1973) e Roque Santeiro (1985). Foi casado durante 33 anos com a teledramaturga Janete Clair, morta em 1983. Um acidente de carro em São Paulo o matou no dia 18 de março de 1999.

DILU MEIO


DILU MEIO - Maria de Lourdes Argollo Oliver - 86 anos, atriz, diretora, autora e produtora teatral, com participações em novelas das redes Globo e Manchete. Entre seus espetáculos de sucesso figuram as peças "O bigorrilho", "A princesa de ouro", "Brasil cafona" e "O vendedor de balões". Começou a estudar violino aos 5 anos. Aos 9, aprendeu a tocar violão com a mãe, dona Nenê, e piano com Eliezer Ambrósio. Radicada no Rio com a família, impressionou o maestro Martinez Grau, que a levou para a Rádio Cruzeiro do Sul. Logo foi convidada para gravar um compacto com duas músicas de sua autoria: "Engenho d'água" e "Coco babaçu". Só então se deu conta de que poderia fazer sucesso cantando suas composições. Foi chamada pela imprensa de Rainha do Acordeom. Também tocava gaita e harpa paraguaia. Autora de 104 canções, entre as quais o Hino do Maranhão. A amizade com o maranhense Aldo Calvet, diretor do antigo Serviço Nacional de Teatro, a levou para o meio. Era filiada à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat) desde 1966. Faleceu no dia 24 de abril de 2000, de infecção pulmonar, no Instituto Médico do Méier. Foi sepultada no Cemitério do Catumbi.

DIRCINHA BATISTA


DIRCINHA BATISTA, 77 anos - Cantora paulista, estrela da era do rádio. Com a irmã Linda Batista, foi uma das artistas mais populares do país entre os anos 30 e 50. Em 1985, Dircinha foi encontrada com suas irmãs em estado de abandono no apartamento em que moravam em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Passou os últimos anos em uma clínica geriátrica. Morreu em 18 de junho de 1999, de insuficiência respiratória, no Rio de Janeiro (RJ).

DOM HÉLDER CÂMARA


DOM HÉLDER CÂMARA, 90 anos - Arcebispo emérito de Olinda e Recife, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre tantas lutas em defesa do pobres destacou-se durante o regime militar, tornou-se símbolo da luta pelos direitos humanos. Morreu em Recife no dia 27 de agosto de 1999.

DOMENICO CALABRONE

DOMENICO CALABRONE, 72 anos - O escultor, pintor e designer, Domenico Calabrone, realizou sua última exposição no fim do ano 1999. Morreu no dia 06 de abril de 2000, em conseqüência de um infarto do miocárdio. Seu corpo está enterrado no Cemitério Congonhas, em São Paulo, Calabrone recebeu vários prêmios ao longo de sua vida entre ,eles o da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), um mês antes de sua morte. Domenico Serio Calabrone nasceu em Alieta, na Itália, em 1928. Abandonou o liceu clássico para dedicar-se ao estudo da pintura e dá escultura. Veio para o Brasil em 1954, onde cursou a escola de arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

DOMINGOS DA GUIA


DOMINGOS DA GUIA - Domingos da Guia morreu no dia 18 de maio de 2000, aos 87 anos, vítima de um derrame. Apelidado de "Divino Maestro", foi considerado um dos maiores zagueiros de todos os tempos no Brasil. As décadas de 30 e 40 testemunharam o período de ouro de sua carreira, que teve também capítulosinternacionais, em 1933, quando o jogador esteve no Uruguai, e em 1935, ano em que jogou pelo argentino Boca Juniors. Domingos da Guia foi um jogador altamente técnico. Iniciu a carreira jogando pelo Bangu, ainda na década de 20, time pelo qual voltaria a jogar em 1949. Teve passagens no Vasco da Gama, onde foi campeão, e no Flamengo, de onde saiu com o título de tricampeão (1942/43/44) . Em São Paulo, jogando no Corinthians, também conquistou o campeonato estadual. Jogou pela seleção brasileira em 30 oportunidades.

DURVAL SARMENTO DA ROSA BORGES

DURVAL SARMENTO DA ROSA BORGES, 86 anos - Médico pernambucano. Primeiro brasileiro a pisar na Antártica, durante uma expedição norte-americana em 1958. Morreu em 10de julho de 1999, de falência múltipla dos órgãos.

EDUARDO MASCARENHAS


EDUARDO MASCARENHAS - Médico, psicanalista e deputado federal pelo Rio de Janeiro. Na década de 80 fez vários programas de TV, nos quais discutia a psicanálise. Sobre o assunto também escreveu Emoções (1986), Cartas a um Psicanalista (1986) e Alcoolismo, Drogas e Grupos Anônimos de Ajuda Mútua (1990). Foi eleito deputado federal pelo PDT em 1990 e, três anos depois, mudou para o PSDB. No dia 29 de abril de 1997, faleceu de câncer no pulmão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

EDUARDO PINTO

EDUARDO PINTO . Morreu na madrugada do dia 26 de março de 2000, vítima de câncer, o jornalista Eduardo Alberto Pinto, de 68 anos. Nascido em Porto Alegre, nos anos 70 trabalhou em diversos jornais: Correio Brasiliense, O Globo e no Jornal do Brasil, onde foi editor do Caderno B. Na TVE, foi editor e apresentador do programa Os repórteres. Foi o primeiro jornalista a entrar na usina nuclear de Atucha, na Argentina, e viu de perto os conflitos na África, pela independência de Angola. Autor de dois livros sobre comunicação, lecionou na Universidade Gama Filho e na Faculdade Hélio Alonso. Foi um dos fundadores da Banda de lpanema, do Bloco Simpatia é quase Amor, além da Confraria do Copo Furado, que em sua homenagem criou o prato "Picadinho do Edu Pinto", servido até hoje em bares e restaurantes de lpanema e Leblon.

EDUARDO TAPAJÓS

EDUARDO TAPAJÓS, 68 anos – Empresário carioca, dono do Hotel Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Morreu no dia 4 de janeiro de 1998, em Mangaratiba (RJ), quando o helicóptero em que viajava cai no mar. Tapajós não conseguiu soltar-se do cinto de segurança e afundou com o aparelho. Sua mulher, Maria Clara, um casal de amigos e o piloto foram salvos.

ELIZETH CARDOSO


ELIZETH CARDOSO – Elisa Pilar Cardoso, nasceu em São Francisco Xavier no Rio de Janeiro em 1918 . Cantora da Música Popular Brasileira estreou na Rádio Guanabara em 1937 e no início da carreira, foi crooner de várias orquestras. Gravou seu primeiro LP em 1949, iniciando o registro de uma obra que abrigaria dezenas de discos. Entre os mais conhecidos estão: Canção do Amor Demais (com composições de Tom Jobim e Vinícius de Morais), Noturno, A Meiga Elizeth, Elizeth Sobe o Morro e A Enluarada Elizeth. Em 1964, apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro interpretando a Bachiana ndeg. 5, de Heitor Vilia-Lobos. Mostrou a sua arte em diversos países, uma arte que lhe deu a alcunha de A Divina. Morreu em 1990
Em 1988, Leiva se candidatou a prefeito de São Paulo, ficando em terceiro lugar, perdendo para Luiza Erundina, Leiva foi secretário de Estado no governo de Orestes Quércia, de 1986 a 1990.

FRANCO MONTORO


FRANCO MONTORO, 83 anos - Político paulista. Deputado federal, ex-governador de São Paulo (1983-1987). Eleito senador em 1970 foi um dos líderes na defesa da redemocratização do país. Em 1984 integrou o movimento Diretas Já, por eleições presidenciais diretas. Ajudou a fundar o PSDB em 1989. Em 16 de julho de 1999, de enfarto, em São Paulo (SP).

FREDERICO GOMES

FREDERICO GOMES - Frederico Alberto de Azevedo Gomes, morreu ao 79 anos. Médico especialista em geriatria e gerontología, foi chefe de clínica médica do Souza Aguiar e diretor do hospital. Participou de diversos colegiados médicos, como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Federação Latino-Americana das Sociedades de Geriatria e Gerontologia ( fundador), a Academia Brasileira de Medicina Militar, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e a Congregação dos Aposentados do Souza Aguiar (fundador), faleceu no dia 12 de abril de 2000, após cirurgia no coração no Incor, em São Paulo. Foi sepultado em Pouso Alegre, Minas Gerais, onde residia.

GARRINCHA


GARRINCHA - Manuel Francisco dos Santos, (1933-1983), jogador brasileiro de futebol. Ponta-direita, biempeão mundial (1958 e 1962). No Botafogo, seu clube, desenvolveu estilo desconcertante e encantador, que lhe valeu o poema O Anjo de Pernas Tortas, de Vinicius de Morais, o documentário Garrincha, Alegria do Povo de Joaquim Pedro de Andrade, e a biografia Estrela Solitária, de Ruy Castro. É considerado um dos maiores talentos da história do futebol de todos os tempos. Ídolo eterno dos torcedores do Brasil

HÉLIO BELTRÃO


HÉLIO BELTRÃO - Advogado, economista, professor e ex-ministro de dois governos do período militar. Beltrão foi secretário do Interior e Planejamento no governo de Carlos Lacerda, de 1960 a 1965, no então estado da Guanabara, encarregado da reforma administrativa no primeiro governo militar, o do presidente Castelo Branco, de 1964 a 1967. De 1967 a 1969 foi ministro do Planejamento do general Costa e Silva. Em dezembro de 1968 destacou-se como um dos signatários do Ato Institucional n.º 5, que permitiu a suspensão dos já restritos direitos políticos que vigoravam na época. No governo de João Figueiredo, de 1979 a 1985, foi ministro da Desburocratização, de 1979 a 1983, e da Previdência, de 1982 a 1983. Presidiu a Petrobrás, de 1985 a 1986, no governo José Sarney. Faleceu de câncer no dia 27 de outubro de 1997, no Rio de Janeiro (RJ).

HERBERTO SALES


HERBERTO SALES, 81 anos - Escritor e jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras. Morreu no dia 13 de agosto de 1999, de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro

HILTON GOMES DE SOUZA



HILTON GOMES DE SOUZA - Jornalista, apresentador do Repórter Esso, entre tantas reportagens destacou-se na cobertura de lançamento do Apollo 11, primeira espaço nave a aterrizar no solo lunar, foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional em 1969. Morreu aos 75 anos, de problemas cardíacos no Rio de Janeiro RJ, em 17 de outubro de 1999.

HUMBERTO DE CAMPOS



HUMBERTO DE CAMPOS, 49 anos - escritor - nasceu em 25 de outubro de 1886, na cidade de Miritiba no Maranhão, e morreu 5 de dezembro de 1934. Filho de comerciantes de algum recurso, perdeu seu pai aos 6 anos. Aos 17 mudou-se para o Pará onde as margens do Rio Amazonas conseguiu seu primeiro emprego. Em 1911, publicou seu primeiro livro intitulado “Poeira” uma coletânea de versos. Humberto de Campos morreu no dia 5 de dezembro de 1934, deixando um obra maravilhosa e fascinante com inúmeros títulos. Sua morte abalou o país inteiro tomando proporções de verdadeira catástrofe nacional.

HUMBERTO LUCENA



HUMBERTO LUCENA, 69 anos - Político paraibano que, em 36 anos de vida parlamentar, foi deputado estadual, federal e senador. Exercia, pelo PMDB, seu terceiro mandato no Senado, que presidiu duas vezes. Morreu em 13 de abril de 1998, de insuficiência cardíaca, em São Paulo (SP).

J. SILVESTRE (JOÃO SILVESTRE),


J. SILVESTRE (JOÃO SILVESTRE), 77 anos - Jornalista e apresentador de TV, foi um dos pioneiros dos programas de auditório no Brasil. Apresentou o programa inaugural da extinta TV Tupi, em 1950, e ganhou fama com o show de perguntas e respostas O Céu É o Limite, que apresentou por quase 20 anos em diversas emissoras. Morreu em 7 de janeiro de 2000, de insuficiência respiratória, em Fort Lauderdale, Flórida (EUA).

JACYRA SAMPAIO



JACYRA SAMPAIO, 76 anos - A atriz paulista ficou conhecida como a Tia Anastácia do programa de TV Sítio do Pica Pau Amarelo. O seriado adaptado da obra do escritor Monteiro Lobato, foi ao ar de 1977 a 1985. Morreu em 29 de setembro de 1998, de enfarto, em São Paulo (SP).

JAIME WRIGHT


JAIME WRIGHT, 71 anos - Pastor presbiteriano. Nascido em Curitiba, Paraná, foi um dos autores do livro Brasil: Nunca Mais, sobre os desaparecidos e mortos durante o regime militar no Brasil. Morreu em 29 de maio de 1999, de enfarto, em Vitória, Espírito Santo

JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO




JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO, 81 anos - Último presidente do regime militar, governou o país de 1979 a 1985. Sancionou a Lei de Anistia e promoveu a reforma política que acabou com o bipartidarismo. Figura política polêmica, nunca deu atenção as frases que a imprensa a ele atribuía como “prefiro o cheiro dos meus cavalos do que o do povo” Em 24 de dezembro de 1999 ele morreu de insuficiência renal e cardíaca, no Rio de Janeiro (RJ).

JOÃO BURNIER

João Burnier, João Paulo Moreira Burnier morreu, aos 80 anos, no dia 13 de junho de 2000, de insuficiência cardiorrespiratória, no Hospital da Aeronáutica, no Rio. Burnier foi líder da revolta de Aragarças, contra o então presidente Juscelino Kubitschek, e chefe do Serviço de Informações da Aeronáutica nos primeiros anos do regime militar. Sem que houvesse qualquer comunicado da família, Burnier foi sepultado no Cemitério São João Batista. Em 1968, Burnier foi acusado pelo capitão-aviador Sérgio Ribeiro Miranda de ter tramado vários atentados, a serem realizados pela esquadrilha de Salvamento Para-Sar.

JOÃO CABRAL DE MELO NETO


JOÃO CABRAL DE MELO NETO, 79 anos - Poeta pernambucano, considerado o maior representante da poesia brasileira deste século ao lado de Carlos Drummond de Andrade. João Cabral iniciou sua carreira em 1942 com o livro Pedra do Sono. Diplomata aposentado, foi embaixador do Brasil no Senegal, no Equador e em Honduras, além de cônsul em Portugal. Autor de Morte e Vida Severina e A Educação pela Pedra, entre outras obras, João Cabral ocupava a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nos últimos anos, estava quase cego e sofria de depressão. Em 9 de outubro de 1999, morreu de parada cardíaca, no Rio de Janeiro (RJ).

JOÃO CALMON

JOÃO CALMON, 82 anos - Jornalista e político capixaba. Presidiu durante 12 anos o condomínio acionário das Emissoras e Diários Associados depois da morte de seu fundador, Assis Chateaubriand, em 1968. Morreu em São Paulo (SP) de embolia pulmonar, no dia 11 de janeiro de 1999.

JOÃO JORGE SAAD

JOÃO JORGE SAAD, 80 anos - Empresário paulista descendente de libaneses, fundador da Rede Bandeirante de rádio e televisão. Faleceu no dia 10 de outubro de 1999, de câncer, em São Paulo (SP).

João Leiva

João Leiva - O presidente do diretório municipal do PMDB em São Paulo, João Osvaldo Leiva, de 65 anos, morreu em junho de 2000. Ele sofria de câncer no estômago e estava internado no Hospital Santa Catarina. O corpo de Leiva foi enterrado no Cemitério de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

JOÃO PAULO


JOÃO PAULO, José Henrique dos Reis - Cantor da dupla sertaneja João Paulo e Daniel. Em 1981 montou uma dupla com seu amigo de infância José Daniel Camilo. O primeiro disco, Amor Sempre Amor, lançado em 1985, não teve muito êxito. O sucesso veio após a regravação de Desejo de Amar, de Eliana de Lima, em 1987. No ano passado, a dupla bateu o recorde de vendas com a música Estou Apaixonado. Morreu no dia 12 de setembro de 1997, após um show em São Caetano do Sul (SP), o cantor seguia para Brotas, cidade onde nasceu, quando seu carro capotou e explodiu na rodovia dos Bandeirantes